Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Individuais
Entidade | NEPTUNE DEVOTION, FABRICAÇÃO, REABILITAÇÃO. REPARAÇÃO. MANUTENÇÃO DE BARCOS DE RECREIO, LDA.
Designação do projeto | Presença Sustentada em Mercados Internacionais
Código do Projeto |
CENTRO-02-0752-FEDER-043837
Objetivo Temático | QT 3 - Reforçar a Competitividade das PME
Prioridade de Investimento | PI 3.2 - O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização
Tipologia de Intervenção | T I 52 – Internacionalização das PME
Região de intervenção | CENTRO
Entidade beneficiária | NEPTUNE DEVOTION
Data de aprovação | 2019-06-13
Data de início | 2019-02-11
Data de conclusão | 2022-08-31
Custo total elegível | 1.379.957,50 €
Apoio financeiro da União Europeia | 500.000€
Objetivos, atividades e resultados esperados/ a atingir
Objetivos
Este projeto visa criar condições para que a Neptune implemente a estratégia de internacionalização da sua atividade de construção e reabilitação, total ou parcial, de embarcações de recreio ou desporto até 24 metros, para segmentos de luxo, desenvolvendo a notoriedade internacional da empresa e promovendo um crescimento progressivo e sustentado do seu negócio fora de Portugal, corrigindo os pontos fracos nomeadamente o reduzido conhecimento de alguns mercados alvo, a insuficiente de notoriedade em mercados internacionais e o subaproveitamento do marketing digital e das plataformas e-commerce para a realização de negócios.
Atividades
O investimento a realizar enquadra-se em várias tipologias de operações associadas à internacionalização:
1. Conhecimento dos mercados externos, a obter através da participação em feiras de referência internacional;
2. Prospeção e presença em mercados externos através de iniciativas de prospeção e promoção a fim de potenciar a captação de novos clientes em mercados externos e da realização de estudos de mercado para a aquisição de informação sobre esses mercados;
3. Presença na Web através da economia digital, através da implementação de uma estratégia de marketing com forte recurso a novas tecnologias da economia digital, o que se traduzirá na aquisição de um portal e-commerce com configurador, de uma APP Mobile Boat e de email marketing, da presença no Diretório Marine Traffic e da realização das campanhas de marketing digital em plataformas web para a concretização de negócios à distância de uma forma regular e para a realização de ações de promoção e divulgação;
4. Marketing internacional, através da aquisição de um plano de marketing, de materiais promocionais diferenciados que englobarão catálogos e filmes, em diversas línguas, para divulgação e promoção da empresa e dos seus diversos produtos e serviços nos mercados internacionais onde pretende atuar e da publicitação de artigos em prestigiadas revistas internacionais do sector;
5. Introdução de um novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas com a contratação de dois recursos humanos qualificados para a área comercial/marketing, um para a área de gestão de processos e iniciativas de prospeção e promoção afetos à estratégia de internacionalização e captação de novos clientes internacionais e outro para liderar a gestão do e-commerce e do marketing digital, e com aquisição de um software de gestão de leads;
6. Desenvolvimento e promoção internacional de marcas com a realização de missões internacionais para a promoção da Neptune e das suas marcas e produtos.
Resultados esperados/ a atingir
1. Afirmação como empresa e marca de referência internacional no segmento dos barcos de recreio e de desporto até 24 metros para o segmento de luxo.
2. Criação de condições para um excelente posicionamento e elevada notoriedade da empresa e para o crescimento sustentado do seu volume de negócios e da sua rentabilidade, com obtenção de um rácio de exportações superior a 65% a partir de 2022;
3. Obtenção de conhecimento sobre os mercados-alvo internacionais e criação de notoriedade nesses mercados;
4. Estabelecimento de parcerias e angariação de clientes com vista à actuação em diversos mercados internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Holanda, Itália, Áustria, Croácia, Polónia, EUA e EAU neles comercializando os seus produtos e os seus serviços;
5. Criação de um quadro de pessoal qualificado afeto à gestão das atividades de internacionalização da atividade da empresa.